Criação de Conteúdo

Marketing Digital

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

Certificado SSL - Como ativar gratuitamente no Blogger?


Com a nova atualização do Google, o SSL (certificado de segurança) agora é um requisito obrigatório para que seu site tenha relevância.


Essa atualização entrou em vigor a pouco mais de um ano (Agosto/2019). E se fez necessária pois de acordo com o Google, as pessoas que usam a Internet não percebiam a diferença entre uma página segura ou não por não notarem o ícone que indica a segurança da mesma (cadeado).

ícone que indica que uma página é segura


 Assim sendo, o Google passou a marcar páginas sem o certificado SSL como não-seguras.

Exemplo de página sem certificado SSL

Se seu site esta aparecendo assim e você NÃO usa o blogger poderá comprar um certificado SSL, normalmente com sua própria hospedagem. Ou verificar se a sua hospedagem disponibiliza esse serviço gratuitamente. Algumas já possui incluso em seus pacotes de planos de hospedagem, como é o caso da Homehost, por exemplo.


Mas se você usa o Blogger, saiba que o SSL é disponibilizado gratuitamente para os usuários.

Como ativar o SSL no Blogger?

Esse tutorial destina-se a quem usa um domínio personalizado com terminação .com, .com.br, etc no Blogger.

Se você usa o domínio padrão disponibilizado pelo blogger (.blogspot.com) notará que esse recurso já estará ativo automaticamente.

É um procedimento muito simples mas achei útil compartilhar, pois percebo ainda muitos blogs que são hospedados no Blogger sem o SSL ativo.

Ativando o protocolo de segurança https (SSL) no Blogger


Depois de configurar seu domínio personalizado no Blogger nas duas versões (http://www. seublog... e http://seublog...) vamos ativar o HTTPS.

Ainda na mesma página de configurações, localize a área HTTPS e ative a opção: Disponibilidade de HTTPS, conforme imagem abaixo:


Se tudo estiver certo, o sistema emitirá automaticamente um certificado SSL para o seu domínio personalizado configurado no Blogger. Depois de alguns instantes, ao retornar à página, provavelmente a opção Redirecionamento para HTTPS também estará marcada. Caso não esteja, basta selecioná-la no painel. Se algum erro for apresentado, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Esta opção configura um redirecionamento automático de todos os visitantes para a versão segura do seu blog . Dessa forma, se alguém visitar seu blog na versão HTTP, será redirecionado para a versão HTTPS (ex.: http://www.seublog.com redireciona para https://www.seublog.com).

Quais são as vantagens?

Um site que tem esse protocolo está protegido da ação de hackers, pois é o SSL que bloqueia os ataques feitos por eles.

Se for loja virtual, o seu cliente comprará da sua página sem nenhum tipo de preocupação. 

E também pode significar mais visibilidade nos buscadores, já que o próprio Google anunciou que este está entre um dos fatores de ranqueamento de uma página nos resultados de busca.


Eu espero ter ajudado vocês!😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana