Criação de Conteúdo

Marketing Digital

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

 


Como transferir e configurar domínio personalizado no Blogger


Como transferir e configurar domínio personalizado no Blogger

Se você comprou um domínio e agora deseja usá-lo no Blogger, esse post é para você. Vou te ensinar o passo-a-passo.


Quando você cria um blog no Blogger, é disponibilizado um domínio padrão no formato seublog.blogspot.com. Muitas pessoas utilizam esse formato por bastante tempo e depois, conforme o blog vai crescendo, resolvem investir em um domínio próprio personalizado. Já outras (meu caso) preferem começar já com um domínio personalizado.

Um domínio personalizado aumenta o profissionalismo do seu blog, proporciona um melhor posicionamento nos buscadores e consequentemente mais credibilidade.

Atualmente o Blogger tem o serviço do Google Domains, o que permite o registro de domínios dentro do próprio painel. Se este é o seu caso, o processo é bem fácil, pois a maior parte das configurações é feita automaticamente dentro do próprio painel do Blogger.

Mas se você  registrou um domínio em qualquer empresa e deseja trazê-lo para o Blogger, basta acompanhar esse passo-a-passo.

Neste tutorial usarei como exemplo domínios do Registro.br, mas os passos são válidos para domínios registrados em qualquer empresa de hospedagem/domínio. 
Então, se você registrou o domínio em outro lugar, pode seguir adiante, fazendo esses passos dentro do seu painel de hospedagem de domínio.

Configurando domínio personalizado - Passo 01


Abra seu painel do Blogger e clique na aba Configurações, no menu lateral do painel. Localize a área Publicação e clique em Domínio Personalizado, conforme imagem abaixo:

personalizando domínio no blogger

Irá abrir uma janela onde você deverá inserir seu domínio já registrado, que deseja usar no Blogger. Você deve incluir o www. na frente do domínio, por exemplo: www.seublog.com.br.

personalizando um domínio no blogger


Quando você clicar em Salvar, um erro irá aparecer na tela informando que não foi possível confirmar a sua autoridade para este domínio. Não cancele! Esse texto contém as informações que precisará para configurar seu domínio e apontá-lo para o Blogger.


OBS: se você clicar em Salvar, ignorando esse erro o blogger irá adicionar esse domínio (sem configurar) e seu blog será redirecionado para onde ele esta hospedado ou para uma página de erro. Então não clique em Salvar!

Mantenha essa página aberta. 

Configurando domínio personalizado - Passo 02


Acesse o painel da empresa onde esta hospedado seu domínio. Nesse exemplo, como informado anteriormente, usaremos o Registro.br

Acesse o sistema com o seu login e senha e clique no domínio que deseja apontar para o Blogger.

painel do registro.br

Na tela seguinte, desça a página até a área DNS e clique em Editar Zona.

registro.br editar zona

OBS: Para editar a zona de DNS no Registro.br, o domínio precisa estar utilizando os servidores do Registro.br. Caso esta opção não apareça para você, faça a alteração para usar os servidores do Registro.br e aguarde alguns minutos até que a mudança seja feita e então refaça o passo acima.

Se a tela abaixo for exibida, clique em Modo avançado. Caso contrário, siga para o próximo passo.




Na tela que se abrirá em seguida, clique no botão Adicionar. Nos campos que se abrem, insira no primeiro espaço o texto www. Na caixa de seleção escolha CNAME e no último espaço insira o endereço ghs.google.com. Após inserir os valores, clique no botão Adicionar.




Repita a operação de inserção do CNAME, mas desta vez insira os valores personalizados informados naquela mensagem de erro em vermelho. Este valor é único por domínio, então, retorne ao painel do Blogger e pegue os valores fornecidos para o seu blog. Trata-se de uma entrada do tipo CNAME com um código no primeiro campo e outro maior no segundo, como mostra a imagem abaixo:




Após inserir os dois valores CNAME, clique no botão Salvar do painel do Registro.br. Se você estiver realizando o procedimento em outra empresa, certifique-se de que as alterações foram gravadas no sistema.




Nesse ponto seu domínio já está pronto para funcionar no Blogger. Aguarde alguns minutos (talvez horas) e tente acessar o endereço do seu blog pelo navegador.

Se você chegou até aqui com sucesso, apenas a versão com www irá funcionar. Isso significa que se alguém visitar o endereço do seu blog sem o www (ex.: meublog.com), vai encontrar uma página de erro. Para manter as duas versões funcionando, (com e sem www), é necessário realizar algumas configurações adicionais que veremos a seguir.

Configurando o redirecionamento da versão sem www do blog


Para fazer essa etapa vamos realizar a inserção de mais algumas entradas na zona de DNS.
Retorne ao painel de edição de zona do seu domínio e clique no botão Adicionar para inserir novas entradas de DNS. Desta vez, no entanto, vamos inserir entradas do tipo A. No total, serão 4 entradas do tipo A.

As entradas do tipo A aceitam apenas endereços de IP (ex.: 72.239.56.21). Nesse caso, usaremos os endereços de IP dos servidores do Blogger

No caso desta inserção, vamos deixar o primeiro campo em branco, lembrando apenas de selecionar a opção A na caixa de seleção, conforme a imagem abaixo.



Esses são os endereços de IP do Blogger que você deve utilizar:

216.239.32.21
216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Após inserir os quatro IPs acima, lembre-se de salvar as alterações. Você verá então uma tela como a abaixo, que contém tanto as entradas CNAME quanto as entradas A.



Finalizando a configuração do domínio personalizado no painel do Blogger


Após seguir todos os passos acima e adicionar todas as entradas na zona de DNS do seu domínio, retorne ao painel do Blogger para finalizar a configuração. 
Acesse novamente a tela de Configurações -> Publicação, no painel do Blogger, e ative a opção Redirecionar domínio para www.seublog.com.br, como mostra a imagem abaixo.



Se as alterações de DNS foram propagadas e o Blogger conseguiu identificá-las,  nenhum erro será mais apresentado na tela. E a partir desse momento, qualquer pessoa que acessar o endereço antigo será redirecionada para o novo hospedado no Blogger.

Observação: pode levar algumas horas até que as alterações na zona de DNS sejam identificadas pelo Blogger. Portanto, se você encontrar um erro logo após as edições, aguarde alguns minutos e tente novamente.

O tutorial parece bem grande, mas a execução é super rápida. E se fizer tudo certinho em alguns minutos já vai está tudo funcionando.

Após transferir seu domínio personalizado configure a versão segura de seu blog ativando o protocolo "https". É um certificado SSL disponibilizado gratuitamente para usuários do Blogger. Para entender melhor e ver o passo-a-passo de como ativar, leia este artigo que fiz clicando aqui.

Espero ter ajudado, e que agora seu blog esteja com o domínio personalizado funcionando. 😉



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana