Criação de Conteúdo

Marketing Digital

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

identifique um manipulador



Sinais de que você pode está se relacionando com um manipulador!


Mitchell Quy é o nome de um caso polêmico que aconteceu na Inglaterra em meados de dezembro de 1998. Envolvendo mentiras, manipulação e assassinato.

Mitchell Quy, ia em programas de TV alegando ser um "ótimo marido" à procura de sua "esposa desaparecida" que segundo ele, o abandonou com os filhos e supostamente fugiu com outro homem.

Esse desaparecimento só foi relatado 53 dias depois. Antes disso ninguém relatou seu desaparecimento. Nem o marido que convivia com ela. Estranho né?

Quem suspeitou que algo estava errado foi o assistente social , porque Lynsey não havia voltado para o abrigo onde havia procurado ajuda.

Após alegar o "desaparecimento" de sua esposa, Mitchell liderou a polícia em uma busca que durou 18 meses .
Nesse período de 18 meses que se seguiram, Mitchell manteve a fachada de marido abandonado.
Indo a entrevistas em vários programas de TV tentando passar uma imagem para o público de que ele era uma pessoa bacana, abandonado criando os filhos completamente sozinho.  

Por fim, após esse período de 18 meses de "teatro" e quase um dia e meio sendo interrogado, ele confessou o assassinato de Lynsey, sua esposa.

Segundo as investigações, Mitchell cometeu o crime movido ao fato de Lynsey finalmente ter criado coragem e contado para ele que queria o divórcio e já havia falado com um advogado. 
 
Conhecido como o Assassino sorridente, no ano 2000 ele foi condenado a prisão perpétua.


O que esse caso tem haver com relacionamentos manipuladores?


Esse caso influenciou muitos pesquisadores, psicólogos e juristas a entender mais o comportamento de manipuladores criminosos.

Por isso nesse artigo  vamos analisar detalhes do caso, junto com alguns outros fatos para identificar sinais que caracterizam um potencial manipulador.

Entendendo os sinais...

Sinal 1 - Amor em excesso


Flores, presentes, declarações e até anel de compromisso. Em algum momento toda mulher gosta desse tipo de demonstração de afeto. Mas esses, bem como outros comportamentos, também podem indicar um sinal de alerta.

Analise o perfil de Mitchell quando conheceu Lynsey:

Amigo, prestativo, carinhoso, encantador. Mimava Lynsey com presentes, flores, elogios e anel de compromisso.

Ok, não surtem! Isoladamente isso não define nada. Porém carinho e gentileza de forma exagerada e desproporcional é motivo de desconfiar, fiquem alertas! Ninguém ama outro de forma absurda em pouco tempo!

De acordo com Joe Navarro - ex agente do FBI, escritor do livro What Every Body Is Saying  e o livro Dangerous Personalities:

"Basicamente pessoas que são manipuladoras tendem a ser cativantes, carismáticas" Primeiro elas precisam diminuir a sua barreira de defesa o seu pensamento crítico. Por isso elas acabam sendo sempre muito gentis, sorridentes, pacientes."

O livro alerta para prestar atenção se quando essas pessoas estão sendo gentis e carismáticas elas tentam te induzir a algum tipo de ação. 

Ou seja, vão sendo gentis e introduzindo o pensamento delas te manipulando. Quando você vê já esta envolvida, casando, fazendo o que elas querem. E nem precisa estar apaixonado (a).


Sinal 2 -Pressa

relacionamento abusivo manipulador
foto real do casamento entre Mitchell e Lynsey


Manipuladores são normalmente apressados, impulsivos. 

No caso Mitchell Quy, eles se casaram em apenas 5 semanas!!! Lynsey tinha apenas 17 anos e estava grávida de seu primeiro namorado com quem havia rompido. Mitchell então apareceu, como o "salvador da pátria".


Sempre desconfie quando alguém tem pressa pra fazer alguma coisa (principalmente uma coisa que você tem que fazer por ela).
Nesse tipo de relacionamento, normalmente, o manipulador pode ter pressa para casar...e o inferno vem em seguida.

Um filme que retrata bem um pouco disso e outros sinais é O Limite da Traição, lançado no Netflix em Janeiro deste ano (2021).
Um suspense, como diria a crítica, um pouco lento e previsível. Mas apesar da crítica eu gostei bastante. E na minha opinião serve de alerta principalmente às mulheres que são as principais vítimas desse tipo de manipulação. Pois a história narrada na trama pode (e acontece) facilmente na vida real.




Acima o trailer original do filme. Se você tiver Netflix poderá assistir na íntegra. O filme é super interessante com relação a este assunto.

Sinal 3 - Instabilidade emocional

Com menos de 1 ano do nascimento de seu primeiro filho, Lynsey descobriu que estava grávida. Por não querer ter um filho com Mitchell devido a todo inferno que vivia ela fez um aborto. Quando ele soube quebrou, literalmente, a casa inteira.

Em seu livro When Violence Is The Answer,  Tim Larkin fala que  manipuladores são emocionalmente instáveis
Não têm domínio das emoções, podem ser arrogantes, narcisistas ou extremamente impulsivas.
Não argumentam com lógica e quase sempre prioriza seu próprio ego, o que elas querem o que as fazem felizes.

Não é incomum que pessoas assim chorem, gritem e até façam algum tipo de "cena", elas
se fingem de coitadas. E sempre se fazem de vítimas.

De experiência própria posso afirmar que se um homem chorar descontroladamente na sua frente (sem que alguém tenha morrido) se afaste dele! Principalmente se o motivo do choro for porque você decidiu terminar a relação. NÃO TENHA PENA! O choro descontrolado não é demonstração de amor.
O real motivo do choro é raiva. Afinal esse tipo de personalidade possui um ego muito elevado. Então igual uma criança mimada ela chora para conseguir o que quer. Fique alerta!

Além do choro, outra maneira de se fazer de vítima é falar sempre de modo negativo de relacionamentos anteriores, colocando a culpa na parceira. Comentários do tipo:
"minha ex (mulher/namorada) me traiu, me abandonou. Ela era fria comigo." São bem comuns nesses casos.

Ainda que haja meias-verdades não caia nessa! Hoje ele fala mal da ex, amanhã falará mal de você. Não apoie essa atitude.

Não ache que ele é assim porque já sofreu muito ou não teve amor. Não pense que com você será diferente. Tentar ficar, achando que a pessoa vai mudar pode ter um fim trágico.

Os especialistas são diretos, claros e objetivos: se afaste desse tipo de pessoa!


Sinal 4 - Traição

Por diversas vezes Mitchell se envolveu com outras mulheres.

Traição também é um comportamento típico dessa personalidade. Segundo o  livro Dangerous Personalities manipuladores têm a necessidade de mostrar para outros que são os melhores parceiros e que conseguem o quê e quem eles querem.


Sinal 5 - Afastar os amigos

Manipuladores entendem que quanto menos informações vc tiver com pessoas de fora mais fácil é de manipular sua cabeça
Se você só conversa com ele , só ouve o que ele esta falando. Se o que ele fala, você não conta para ninguém é muito mais fácil de você acreditar nele. 
Pois se você se abrir com um amigo ou um parente ele vai te dá uma opinião contrária e vai te ajudar a sair da situação. 

Essas pessoas geralmente fazem pedidos do tipo: "não comenta com ninguém por favor", "não fala com seus pais", "não fala pra aquele cara", "não quero saber de você conversando com ele"...


Dica boa:  Ficar sempre rodeada de pessoas é de grande ajuda e proteção. Não fique só na presença dessa pessoa. Amigos e familiares confiáveis podem ajudar  você a se livrar e ficar longe dessa pessoa perigosa.


Não aceite convites para conversas particulares, não entre no carro, não vá para casa dessa pessoa!

Não tenha medo de dizer pra ele falar o que tiver de falar ali mesmo na frente de todos, mesmo que de alguma forma você tenha medo de ele revelar algum "segredo" seu. 
O que é possível nesses casos, pois pessoas assim sempre guardam uma carta na manga para te chantagear depois.

Mas não ceda ao medo. Aliás, é de muita ajuda para afastar o manipulador de você, demonstrar que não tem medo!



Sinal 6 - Relacionamento "vai-e-volta"

Um tempo após Mitchell ter quebrado a casa inteira e ameaçado Lynsey, ela conseguiu fugir com seu filho ajudada por uma instituição de apoio. Seu endereço ficou em segredo e ela se afastou de Mitchell por 5 meses. Mas no aniversário de 1 ano de seu filho, ele conseguiu  que ela deixasse ver o menino e na festa a "convenceu" a voltar pra casa e mais tarde ter um filho com ele.

 Manipuladores gostam de desafios . 
 Pra eles é tudo um jogo. Eles podem pensar: "depois de tudo será que consigo fazer ela voltar mais uma vez?"

Relacionamentos que acabam e voltam repetidas vezes podem ser um sinal de alerta.
Nem sempre é de comum acordo. Nem sempre é sinal de que o casal se ama. A vítima pode está sendo manipulada a tomar essa ação.

Se você identificou as características descritas nesse artigo em seu relacionamento, não ache que é mera coincidência. Procure ajuda!

Se acabou, não volte. Não dê uma segunda chance. Pode ser que você não tenha mais chances depois.

Minhas considerações finais.


Mulheres de qualquer idade e classe social podem ser vítimas de um relacionamento abusivo com uma pessoa manipuladora. No entanto em raros casos, homens podem ser vítimas também.

As vítimas geralmente são adolescentes inexperientes ou mulheres mais velhas divorciadas, carentes ou até mesmo casadas (carentes) no caso de mulheres mais velhas, elas normalmente têm boas condições financeiras.

Infelizmente qualquer mulher pode cair nessa infelicidade, pois não há letreiro indicando psicopatas.
Cabe então, se manter atenta e cair fora no primeiro sinal de anormalidade.
Principalmente se você for adolescente, inexperiente e estiver namorando.

Perguntas que ajudam a identificar:

violência de gênero



 Ele diz que se você terminar com ele nunca mais vai encontrar alguém que te ame de verdade?


Já pediu a senha de seu celular , email ou outras redes sociais?


Tenta, sem motivos, lhe afastar de amigos ou parentes?


Te pediu prova de amor?


Procurou saber de seus relacionamentos passados, sentimentos e ex-namorados? 


Já lhe agrediu, ameaçou ou no mínimo apertou sua mão com força discretamente enquanto estavam de mãos dadas por algum "motivo"?


Fez algum tipo de ameaça?


Você já acabou o namoro ou tentou acabar e ele chorou como criança ou fez cena?


Você já se sentiu pressionada a voltar pra um relacionamento que você não quer por alguma pressão?


Ele já te perseguiu?


Se sente monitorada por ele?


Já tentou te colocar pra baixo? Fez bullying com sua aparência?


Ele já falou mal da ex dele sem você perguntar? Difamou ela?


Já te disse que as pessoas que você gosta estão falando mal de você?


Ele já te pressionou a ter intimidades com ele?
Ficou agressivo ao ver que você se negou?


Te deu um anel de compromisso em pouquíssimo tempo de relacionamento. Tipo 1 mês ou até menos?

Conclusão


Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas. Meu conselho é: CAI FORA! Você não merece e nem precisa disso!

Relacionamentos saudáveis não são assim. 
Não caia nessa de que não vai encontrar ninguém. Aliás, em pleno 2021 alguém ainda acredita nisso?
Não fale do seu passado. 
Não dê suas senhas, ele nem é seu marido! Não atenda a pedidos de provas de amor. Amor não se pede, se conquista.
Não se comova diante de choros e cenas, é falso. Acredite existem pessoas sim com essa capacidade.
Procure ajuda e não se deixe paralisar pelo medo!

Por fim, se você tem uma filha, amiga, irmã...seja lá o que for e perceber alguns sinais ou ela te pedir ajuda, estenda a mão para essa pessoa. Você pode esta salvando a vida dela!
Mesmo que exista a chance, pequena, dessa pessoa esta inventando histórias. Melhor é se arrepender por ter agido de boa fé do que se arrepender por ser omisso.
E lembre-se um manipulador normalmente é encarado como gentil, bacana e super gente fina pelas pessoas que não convivem com ele e estão de fora da situação. Por isso não se deixe levar pela aparência.

O objetivo desse artigo é ajudar pessoas a não cair nas "garras" de manipuladores em relacionamentos abusivos. E você pode ajudar alguém apenas pelo simples fato de compartilhar esse post com seus conhecidos.


Se você gostou desse artigo, que tal compartilhar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana