Desenvolvimento Pessoal e Comportamento

Livros, Papelaria, Filmes e Séries

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

Concentração estudar para concursos

Alcance a concentração máxima na hora dos estudos.


Você esta querendo estudar para algum concurso público, Enem ou vestibular mas tem muita dificuldade de se concentrar nos estudos?


Se sua resposta for sim, você achou o artigo certo para ler.
A distração, isto é, a falta de concentração é um ingrediente perfeito para o fracasso. E infelizmente, é a dificuldade da maioria de nós, principalmente nessa era de redes sociais.

Foque naquilo que realmente interessa. Livre-se de redes sociais durante os estudos. Largue o celular durante a aula presencial ou online.


Divagação da Mente 

Durante a leitura de um livro, já pensou em algo que não tem nenhuma relação com o que estava lendo?
Isso acontece frequentemente com a maioria das pessoas. E é isso que significa deixar a mente divagar (ou vaguear, como muitos costumam falar).

Deixar que isso aconteça durante os estudos prejudica consideravelmente nosso desempenho, principalmente quando isso acontece durante o estudo de assuntos novos.

Tudo que precisamos durante os estudos é uma mente concentrada e por isso precisamos que nossas vozes internas se calem. Para isso é necessário controlar nossas ansiedades.

Não se preocupe com o futuro e sim com o presente. Quanto mais a nossa mente divaga, menos percebemos o aqui e agora.


Como se concentrar nos Estudos? 

Agora que sabemos qual o problema que impede nossa concentração nos estudos vamos a técnica que soluciona esse problema.

Técnica da Captura da Mente Divagadora


Para aplicar essa técnica você precisa monitorar o momento em que sua mente irá divagar durante a leitura ou aula. Perceba o momento em que você irá desconcentrar dos estudos para pensar em outra coisa , este é o ponto crucial da técnica, trata-se de uma metaconsciência.  A partir do momento que sua mente tentar pensar em outro assunto, você irá estalar os dedos e falar: VOLTA AQUI!

Parece bobo, eu sei. Mas irá perceber que quando sua mente tentar distrair caberá a você fazê-la retornar.

Suas emoções não podem te dominar é você que deve dominá-las. Você deve dar a ordem para sua mente manter a atenção onde você deseja que ela esteja. Faça isso quantas vezes for necessário.

Com o tempo você vai começar a perceber que a sua mente está divagando menos e em resultado disso você irá alcançar a concentração máxima na hora dos estudos. Porém este é um exercício que irá demandar muita energia e provavelmente gerar um cansaço mental. Por isso você precisa incluir momentos de descanso para sua mente.

Nesses momentos de descanso mental sua mente pode divagar à vontade. Deixe-a livre para pensar no que quiser. 

Você esta educando a sua mente para que ela entenda que durante os estudos ela não pode divagar, mas que ela terá um tempo livre após os estudos, só para ela.


Cuidado! Ficar navegando nas redes sociais não é descanso mental. Se fizer isso nos momentos que sua mente deveria descansar, só irá cansar ainda mais.

 

 Utilizando essa técnica de também proporcionar descanso à sua mente vai perceber uma evolução em sua memorização e cognição.


Para te ajudar a manter o foco nos estudos, principalmente nesse era de redes sociais e tantas outras distrações eu indico a leitura do livro:

O Foco - Como se Concentrar em um mundo barulhento e distraídoEste guia vai ajudar você a atingir seus objetivos e ter uma vida mais produtiva. Clica aqui para conhecer!


Para não perder as dicas e novidades desse blog, basta colocar seu e-mail na caixinha abaixo:


* indicates required

Não se preocupe, não faço span e não vou encher sua caixa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana