Desenvolvimento Pessoal e Comportamento

Livros, Papelaria, Filmes e Séries

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

 

diário terapia

Diário Terapêutico

Veja quais são os benefícios de escrever um diário.


Você já teve um diário?
Se você for mulher, é provável que tenha tido pelo menos um, em sua infância ou adolescência.
E talvez por isso, possa ter uma ideia de que um diário não passa de um hobby infantil e ultrapassado. E que ninguém mais, na fase adulta, faz uso dele.

Se for homem, talvez ache que diário é coisa de menina. 

Preciso informar que quem pensa assim está enganado. 
O diário pode ser um forte aliado terapêutico e com toda certeza uma excelente ferramenta de autoconhecimento e em consequência disso, desenvolvimento pessoal. E serve para qualquer gênero.

Aliás, existem no mercado diários criados especialmente para essa finalidade: Autoconhecimento e acompanhamento de desenvolvimento pessoal.
Eu até indiquei um nesse artigo aqui:

Livros e Papelaria - Minha lista de desejos da Amazon

Quais os benefícios de escrever um diário?


Existem outros, mas eu vou destacar 3 benefícios que julgo mais relevantes. São eles:

Efeito Terapêutico


Sabe quando você precisa desabafar algo e não tem ninguém para te ouvir naquele momento, ou quando tem algo lhe incomodando mas você não quer relatar isso para alguém, ou simplesmente quer registrar alguma coisa do seu dia?

Você pode fazer isso no seu diário.
O lado bom do diário é que ele não fala! Ou seja, você pode escrever qualquer coisa. Desde as mais tolas até os mais "sórdidos" pensamentos. Ele não vai te julgar. Isso é ótimo. Uma vez que quando conversamos com alguém, por mais que essa pessoa seja de confiança, não estamos livres de seus julgamentos sobre nós ou nossas intenções. E muitas vezes o que falamos em momentos de desabafos não é lei e ninguém quer ser rotulado por isso, não é?

Infelizmente com a tecnologia algumas pessoas tem usado redes sociais, exemplo: o twitter e Stories do Facebook ou Instagram como diários e falando dos mais diversos assuntos pessoais e fazendo desabafos. E o resultado? Bom você deve saber:
Exposições desnecessárias, cancelamentos, neuras, distúrbios de ansiedade, arrependimentos pelo que disse, motivo de fofoca e sentimento de tristeza. Isso não faz bem a ninguém.

Use um diário ( que pode ser um simples caderno) para isso. Verá como faz bem descarregar seus pensamentos em um papel. Ele ajudará você a entender melhor seus sentimentos e consequentemente conhecer a si mesmo. E isso nos leva ao segundo benefício...

Autoconhecimento


Quando você transfere seus pensamentos para o papel, consegue enxergar seus sentimentos com mais clareza como alguém que olha a situação de fora. Além disso te ajuda a relaxar a mente tirando dela aquilo que pode estar "pesando", possui o mesmo efeito de quando só queremos desabafar e ser ouvido. O diário assume o papel de ouvinte e confidente.

Ao passo que consegue entender com clareza seus sentimentos, você se conhece melhor!
Entender o que faz te sentir bem ou mal, o que contribui para que seu dia seja bom e o que pode fazer para melhorar sua personalidade são alguns dos resultados.

Pode acontecer de em algum momento você perceber que só um diário não esta adiantando. Pois afinal, o diário não fala! Então você pode procurar um amigo(a) de confiança para trocar ideias sobre o assunto, de forma mais calma, certeira e sem jorrar palavras e pensamentos em exageros. 

Um bom conselho de alguém de confiança vai nos ajudar a lidar com a situação que estivermos passando.


Procurar ajuda profissional também é uma boa opção nesses casos.

Todo autoconhecimento adquirido inevitavelmente leva ao terceiro benefício:


Desenvolvimento Pessoal

Autoconhecimento é o primeiro e mais importante passo para que alguém possa se desenvolver como pessoa.

Quando você sabe quem realmente é, fica mais fácil trabalhar em você e no que você quer ser. Explorando seus pontos fortes e sabendo o que pode ser melhorado nos seus pontos fracos.


Tenho certeza que gostou de saber quão benéfico é escrever um diário. Não importa se você é homem ou mulher, você pode cultivar esse hábito.

Se você tiver dúvidas sobre como começar a escrever um diário cola aqui no blog que em breve vou escrever um artigo sobre isso. 

Inscreve seu e-mail na caixinha abaixo para saber quando eu postar artigos novos e ficar por dentro das novidades.


* indicates required

Não se preocupe, não faço span e não vou encher sua caixa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana