Desenvolvimento Pessoal e Comportamento

Livros, Papelaria, Filmes e Séries

Anúncio da Página

Seja Vip!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

* campos obrigatórios

 

Porque excluir redes sociais

Excluir redes sociais - Por quê eu desativei o Instagram?


Se você esta pensando se deve ou não excluir suas redes sociais, talvez saber os meus motivos possam te ajudar nessa decisão.

Essa foi uma decisão pessoal . E de modo algum você deve se sentir influenciado a fazer o mesmo, se pra você não faz sentido!
 

Uma breve Introdução...


Eu nunca fui uma pessoa viciada em redes sociais. Talvez por isso a medida que fui amadurecendo, algumas atitudes pararam de fazer sentido pra mim.

Criei meu Facebook em 2011, daí fui adicionando amigos e passei a postar fotos pessoais, como todo mundo. Mas desde 2016 eu não publico nada por lá, e mantenho meu Facebook hoje basicamente por causa de cadastros em sites. 
 
Eu já tinha  Instagram, mas só em 2017 comecei a usar com mais frequência...até que chegou 2020, o ano que eu me impus mudar!
Eu já não estava naquela vibe de postar fotos pessoais, mas resolvi manter pois ainda gostava de compartilhar nos stories, e acompanhar alguns perfis. No feed, eu compartilhava dicas sobre criação de conteúdo digital que é basicamente, além de outras coisas, o que eu faço.

Só que eu percebi que estava perdendo tempo precioso nessa rede social.
Fiz uma análise de quanto tempo eu gastava no Instagram, e do quanto era fácil me expor nos stories e não me agradei muito do resultado.

Levou um tempo, nada é do dia pra noite, esse processo durou em média 6 meses e agora eu finalmente decidi excluir minha conta permanentemente*.

*Assim como nada é do dia pra noite, nada é para sempre. Então, talvez um dia eu volte.

Motivos que me ajudaram a tomar essa decisão

  • Quero usar meu tempo com sabedoria

Por mais que tenha alguma utilidade, as redes sociais é um dos nossos maiores ladrões de tempo. 
Quero usar meu tempo da melhor forma possível, com coisas que me levem a algum lugar benéfico e me deem realizações verdadeiras. 

As redes sociais, principalmente o Instagram tem o dom de nos fazer, sem perceber, perder tempo por ficar envolvido com a vida de outras pessoas, que na maioria das vezes nem é uma vida real. E que em nada acrescentará na nossa vida. Exceto ansiedade, pressão social e julgamentos.


  • Quero ter mais disciplina

Ao contrário do que alguns pensam não é a motivação que nos faz realizar as coisas que devemos ou queremos fazer e que nos leva aos lugares que queremos chegar. A responsável por isso é a disciplina.

Infelizmente a disciplina não é algo que vem automaticamente apenas com a atitude de deletar o Instagram, ou qualquer rede social que esteja nos prejudicando. Isso não vai nos tornar outra pessoa como por um "toque de mágica".

É preciso planejar, e encaixar tarefas nesse tempo que antes era usado pra ficar nas redes sociais. Estudar, ler um livro, autocuidado, ver séries, organizar a casa são algumas sugestões.

 

Mesmo que no início você não consiga ter 100% de foco no que quer fazer e acabe "perdendo tempo demais" assistindo TV por exemplo. Lembre-se que isso é um processo e leva um tempo até tudo se realinhar. Ter um motivo forte para si mesmo e escrevê-lo onde possa sempre se lembrar são coisas que ajudarão a não fracassar e voltar as redes sociais.


  • O Instagram é um sugador e foca apenas em manipular pessoas a fim de realizarem alguma ação comercial.

Como eu falei lá no início antes de excluir o Instagram por completo eu mudei de um perfil puramente pessoal para o de criação de conteúdo, e passei a dar dicas para quem trabalha com o digital. 


Não tenho nada contra quem usa o Instagram como ferramenta de trabalho.


 Mas no meu caso, todos os meus clientes vêm através de indicações e outros meios de divulgação, e por isso ficar criando conteúdos e mais conteúdos para alimentar o "saco sem fundo" que é o Instagram esperando ganhar mais visibilidade, como muitos falam, não passava de uma mera ilusão.


Aliás, hoje mais do que antes, o único modo rentável de crescer no Instagram é pagando anúncios. Sempre vou bater nessa tecla porque é a mais pura verdade. E todas as outras formas de crescimento para seu perfil não são sustentáveis ou rentáveis a longo prazo! Exceto as excessões: famosos, blogueiras que estão a décadas, e sortudos que viralizam.

 

O Instagram é um sugador, deixa as pessoas focadas em criar cada vez mais conteúdos que não terão visibilidade nenhuma em menos de 24h após. As pessoas, sem perceber já não postam o que querem na hora que desejam, e sim trabalham para "agradar" o algoritmo do Instagram.

Os anunciantes e a grande massa de telespectadores são constantemente manipulados a gastar cada vez mais dinheiro na plataforma. 

Os anunciantes a gastar cada vez mais se quiser vender, e os usuários comuns a consumir os produtos mostrados em anúncios personalizados para a pessoa que esta sendo manipulada sem perceber, através da inteligência artificial que estuda o padrão de comportamento e coleta dados pessoais.


Por que você acha que exatamente aquele tênis que você quer comprar, agora não para de aparecer nos anúncios pra você? 


Os anúncios são personalizados, provavelmente o anúncio que você esta vendo não é o mesmo que aparece pra mim. Isso porque são baseados nos interesses de cada um, com base nos dados coletados a fim de manipular seu comportamento e levá-lo a uma ação! Simples assim.


Parece sensacionalista ou teoria da conspiração. Mas não é. Aliás eu nem gosto disso!

Porém o Instagram é uma empresa, e precisa lucrar. E seu lucro vem disso. É um comércio!


Se você não esta pagando por um produto é por que você é o produto!

 

 Eu já estava me incomodando de ver tanta gente desesperada pra vender seu peixe no Instagram, tanta mentira em cursos sendo vendidas como verdade e tanto esforço para alcançar o vento. Cansei!


Me identifiquei com várias pessoas que iguais a mim abandonaram o uso de redes sociais. Já consigo ver os resultados e se quer saber, é LIBERTADOR.


Alguns acham que em plena "época de redes sociais" é loucura e alienação não tê-las. Mas ser normal nesse mundo é ser louco. Devemos estar dispostos a pagar pela consciência de sermos quem nós somos e não deixar que a vida sirva a um palco alheio de uma peça escrita pelos outros  para uma "plateia"  que não dá a mínima pra você!


"Ser louco é a única possibilidade de ser sadio neste mundo doente"



Para finalizar deixo um trecho de uma palestra do Leandro Karnal chamada: Hamlet e o Mundo Como Palco | Leandro Karnal , clique no tema para assistir na íntegra se desejar.



Se desejar deixa sua opinião sobre esse assunto, na área de comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Design Por Manuelle Viana