Copywriting - O que é e como pode impulsionar suas vendas

 

O termo Copywriting tem se tornado cada vez mais popular no mundo do marketing, principalmente digital. Mas o que é e como essa técnica pode fazer você vender ainda mais?

O que é Copywriting

Em termos técnicos, Copywriting é o termo usado para redações publicitárias onde o objetivo é sempre a venda!

Em termos simples e atual Copywriting é uma "conversa" com a pessoa que está te assistindo, lendo, ouvindo algum áudio ou qualquer outra forma de comunicação com essa pessoa.

O objetivo de toda copy é fazer a pessoa tomar a ação que você quer.


O redator copywriting pode trabalhar com diversos formatos usando a técnica, como por exemplo em campanhas de vendas com email marketing, página de vendas, anúncios, roteiros para vídeos, storytelling e muito mais.


Como impulsionar suas vendas através da 'Copy'

A habilidade mais indispensável para o redator publicitário é a persuasão. 

E, para persuadir o leitor, é necessário conhecer algumas técnicas básicas.
Neste artigo iremos abordar 4 principais:


Técnica 1 - Use Headlines (títulos) Poderosos

O título é a primeira coisa a ser lido em seu texto publicitário. Ele é um anúncio para o seu anúncio. As pessoas só irão parar suas vidas ocupadas para ler o que você tem a dizer se você der uma boa razão para isso.

Somente os títulos mais convincentes irão fazer as pessoas leem sua copy!

Técnica 2 - Mostre a transformação, não o produto/serviço

Quando um potencial cliente lê o seu anúncio, página de vendas, e-mail, etc., a única coisa que ele vai querer saber desde o início é: "O que é que EU ganho com isso?"

Técnica 3 - Enfatize os benefícios, não as características

Exemplo de características versus benefícios:

Característica do produto

O Carro "X" oferece 20 KM por litro de gasolina na cidade.

Benefícios do produto

O Carro "X" poupará dinheiro na gasolina e reduzirá os poluentes ambientais quando utilizar esse automóvel híbrido de alto desempenho. Além disso possui eficiente motor elétrico, que outros carros não têm!

Conseguiu perceber a diferença?

Quando você foca no benefício você esta se concentrando no seu leitor, nos interesses e desejos dele.

Técnica 4 - Pressione os "botões" emocionais

Para vender através da escrita (seja ela em texto ou narrada) é muito importante conhecer o seu público-alvo, a persona, suas dores e desejos para poder trabalhar em cima disso.
As pessoas compram com base na emoção, em primeiro lugar.


Para se tornar um redator copywriting profissional é necessário dominar essas e outras técnicas. Mas vale super a pena seguir essa carreira. Com o avanço do mercado digital, profissionais da área são cada vez mais procurados e o retorno financeiro vale a pena!

De qualquer forma, se você deseja impulsionar suas vendas na internet, usar essas 4 técnicas fará muita diferença em seus resultados. Aplique-as em suas páginas de vendas, legendas de produtos/serviços, roteiro de seus vídeos, anúncios ou campanhas de e-mail e você verá os resultados!


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Um comentário:

  1. Ótima matéria Manu, procuro aplicar algumas técnicas em meus textos
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

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